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Gravando a Bateria



Bateria pode ser o instrumento mais difícil de gravar por causa de todas as variáveis envolvidas. Primeiro, há o kit. A qualidade e a condição do kit é provavelmente o maior fator de se obter um grande som de bateria. As peças individuais precisam ser afinadas individualmente e, em seguida, ajustada para uma determinada tonalidade. A afinação da bateria é um assunto que não vamos abordar aqui, mas basta dizer que quanto mais você souber sobre afinação de bateria, melhor serão suas sessões. O segundo fator para se obter um bom som de bateria é a sala. Uma sala muito “viva” pode produzir um grande som mas reduz à sua capacidade de inserir a quantidade de reverber que você quiser mais tarde. Uma sala bem “seca” lhe dá mais opções. Se não tiver certeza de qual caminho você deve percorrer, opte pela “seca”. Você sempre pode adicionar reverber e ambiência mais tarde. Por fim, a habilidade do baterista irá completar a trilogia. Você pode ter um grande kit em uma grande sala, mas se o baterista não for um “bom baterista”, você está em apuros. A pista da bateria é o que todo o resto da música se baseia. Se o baterista não estiver conseguindo, não gaste o seu tempo ou o dele – peça que volte quando tiver a música mais ensaiada.
Existem várias maneiras de microfonar um kit de bateria começando com apenas 2 microfones e seguindo até aos 16 ou mais. Pessoalmente acho que a melhor solução está no meio, ou seja, 8 microfones:
1) Dois para o overhead – preferencialmente condensadores de diafragma pequenos.
2) Um Senheiser MD-421 para a caixa e um Shure SM-57, para cada um dos tons.
3) Um condensador de diafragma pequeno para o hi-hat como o Shure SM-81.
4) Um AKG D-12 para o bumbo.

Os microfones overhead devem ser colocados entre 60 cm e 1 metro acima do Kit apontando na direção do baterista. Eles devem estar espaçados em pelo menos 1 metro um do outro para possibilitar uma imagem esterofônica. Os SM-57s devem ser colocados em cada peça com braçadeiras para não interferir com o baterista, ou seja, o mais próximo à frente do kit possível. Cada microfone deve estar em um angulo de 45 graus e aproximadamente 5cm de distância da pele. O microfone do bumbo deve estar em um pedestal curto e dentro da peça. Você terá que experimentar com a distância para obter o som desejado. Se você tiver compressores, certifique-se de utilizá-los, pois eles fazem toda a diferença na gravação. Se o guitarista estiver na mesma sala, tudo bem, depois dos overdubs de guitarras o vazamento não vai ser notado e, de repente até adiciona uma certa profundidade no som. Outra coisa a se lembrar é ter um metronomo para guia. Ele vai dar a consistência no andamento.

Um comentário:

Plugue Áudio e Tecnologia disse...

Olá Rafael.
Parabéns pelo blog.
Achei o conteúdo muito bacana.

Criei um post no meu blog linkando para o seu.

Dá uma olhada.

http://plugueaudioetecnologia.blogspot.com/

Espero que continues tratando esse assunto de forma séria e com bastante informação para os iniciantes.

Grande abraço.
Gustavo Guiotto
www.plugueaudio.com.br